Coordenador:
Doutora Neide Cunha, Brasil

Membros:
Leandro Almeida, Ana Filipa Alves, Ana A. Martins, Sandra Maria da Silva Sales Oliveira, Susana Gakyia Caliatto e Andreia Osti.

Nota: Os associados que pertencem a esta especialidade, se tiverem interesse, devem entrar em contato com a Prof.ª Dr.ª Neide Cunha e consultá-la sobre a possibilidade de incluí-los em um grupo de pesquisas no diretório oficial da CNPq, órgão que regulamenta os grupos de pesquisa no Brasil.

Psicologia Evolutiva, Desenvolvimento Psicológico e Transições Escolares
A especialidade “Psicologia Evolutiva, Desenvolvimento Psicológico e Transições Escolares” tem como propósito reunir pesquisadores interessados em desenvolver trabalhos no âmbito da avaliação psicoeducacional. Poderão ser exploradas metodologias quantitativas e qualitativas que favoreçam o uso,​ a​ adaptação e a construção de instrumentos de observação e avaliação, bem como estudados seus parâmetros psicométricos. Também poderá ser promovida a intervenção psicológica em contextos educativos para remediação ou prevenção de dificuldades de aprendizagem. Serão incentivadas as pesquisas em ​conjunto, com diferentes perspectivas e  em todos os níveis de educação. Esperam-se como produtos,​ publicações de pesquisas em revistas científicas e em livros, assim como a participação dos membros em reuniões e eventos científicos​, que deverão ser amplamente divulgados.

Psicología Evolutiva, Desarrollo Psicológico y Transiciones Escolares
La especialidad “Psicología Evolutiva, Desarrollo Psicológico y Transiciones Escolares” tiene como objetivo reunir investigadores e investigadoras interesados en desarrollar trabajos en el ámbito de la evaluación psicoeducativa. Podrán ser utilizadas metodologías cuantitativas y cualitativas que favorezcan el uso, la adaptación y la construcción de instrumentos de observación y evaluación, así como el estudio de sus parámetros psicométricos. También se promoverá el desarrollo de la intervención psicológica en contextos educativos con el fin de remediar o prevenir las dificultades de aprendizaje. Se fomentarán los estudios colaborativos, con diferentes perspectivas y en todos los niveles de la educación. Se espera como resultado, publicaciones de investigaciones en revistas científicas y en libros, así como la participación de los miembros en reuniones y eventos científicos, que deberán ser ampliamente divulgados.

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