Formação académica em metodologia qualitativa: Prática pedagógica em Psicologia da Educação
Livro: TEORIA SOCIAL COGNITIVA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR – reflexões, pesquisas e práticas
Organizadoras: Kátia Regina Xavier Pereira da Silva e Marcelle Resende Moreira
Sinopse: A formação para a pesquisa é parte integrante e fundamental da formação docente e constitui um grande desafio para a Escola Básica e para a Universidade. Este é um livro para professores, escrito por professores e por profissionais diretamente envolvidos com práticas de ensino, que se lançaram a esse desafio de não só pensar sobre o que fazem, mas também de comunicar os resultados dos seus fazeres, através do que denominamos pesquisa. O livro traz à luz algumas vivências de professores que, através do exercício da pesquisa, vêm reelaborando seus saberes de forma teoricamente mediada e metodologicamente estruturada. Desenvolvido no contexto de um Curso de Mestrado Profissional, este livro apresenta uma possibilidade de condução do processo de formação para a pesquisa na área do ensino, que se apoia na Teoria Social Cognitiva (TSC). Esse caminho metodológico está sendo desenhado e trilhado pelos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GEPEAIINEDU) do Colégio Pedro II, em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa, com base no pressuposto de que é na coletividade, no contato com os pares, que o professor se forma professor e aprende a melhorar a sua prática.
Teoria Social Cognitiva e a Formação Do Professor Pesquisador – Reflexões, Pesquisas e Práticas by gepeaiinedu-laciiped on Scribd